Guarde o coração!


Embora este vídeo traga como centro a questão de relacionamentos afetivos, queria chamar a atenção para a questão da fragilidade do coração. Se existe em nós um ponto fraco em comum, esse é o nosso coração.

Salomão deixou registrado o seguinte provérbio: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração*, porque dele procedem as fontes da vida." [Pv. 4.23] Salomão teve a clareza e a oportunidade de observar como dirigimos nossas vidas através de nossas escolhas. Vemos que a fundamentação de suas palavras encontra abrigo na simples questão de sermos todos humanos.

Nós, seres humanos, somos orientados pelos nossos desejos e anseios. Aquilo que está sendo posto como ponto de partida de nossa jornada - geralmente, sonhos e projetos - será o prumo, a medida a esquadrinhar, o critério que julgará nossas atitudes e nos permitirá seguir rumo aos nossos objetivos e sonhos. Nós podemos até ser incoerentes nas nossas palavras, mas nossas escolhas nunca serão incoerentes com o critério com que baseamos nossas escolhas. E essas escolhas definirão o caminho que percorremos. Assim, se o projeto de vida de alguém é ser médico, haverá, certamente, momentos de lazer que serão trocados por momentos de estudo e leitura, momentos de escolha entre esta universidade e aquela, momentos de abandonar o convívio com a família e ir morar em lugares distantes e, talvez, até então desconhecidos, e assim por diante. Este é apenas um pequeno exemplo para entendermos como o projeto de vida, o sonho, nos guiará por todos as etapas e escolhas de nossa vida.

Mas o foco deste texto não é este sonho ou aquele projeto e, sim, onde eles estão guardados: no coração. Faço esta introdução porque tão importante quanto o fundamento que usamos para orientar nossa vida é o local onde estão guardados. Como exemplo, podemos observar que, nos bancos, o dinheiro é colocado em cofres, por que? Porque o dinheiro é a razão da existência de tal instituição, e caso ele se perca, o banco deixa de ter motivo para permanecer aberto. Da mesma forma, assim é com o nosso coração, nele está colocado aquilo que é mais precioso em nossa vida, e isto não deve ficar exposto, porque sempre existe o ladrão, o invejoso, o aventureiro que irá atentar contra o que temos de mais precioso.

Tal como no vídeo, pessoas brincam com nossos sonhos, anseios e desejos. Ideias, amigos, sutilezas tentam corromper nosso caminho. Mas para que tenham sucesso, precisam intentar contra o que nos impede de segui-los: o nosso fundamento. Do exemplo anterior, seria um colega de turma daquele aspirante a médico que fica o dissuadindo para que vá ao bar "se divertir" e deixe um pouco de lado os estudos. E assim, fica jogando com palavras de esperteza até conseguir arrastá-lo consigo. É como o diabo fez com Eva no Éden, tocando com a dúvida aquilo que ela tinha como certeza.

Daí a necessidade de protegermos o nosso coração. Não deixando nosso íntimo exposto aos outros. Quanto mais próximo alguém é de nós, maior é seu poder de nos levar a trairmos nossos princípios. Eu não estou dizendo que devemos manter pessoas a distância, mas, sim, que devemos cuidar bem daquilo que temos de mais precioso. Ao observar muitas pessoas, vejo que foi sutilmente, pouco à pouco, fazendo uma concessão aqui outra ali, que perderam o seu rumo e depois tornou-se muito difícil o retorno, o juntar os cacos daquilo que foi quebrado. Tanto é que muitos acham mais doloroso tentar voltar e preferem ficar feito folha no vento, seguindo para onde a corrente levar.

Portanto se há alguma coisa para guardar, assim como a leoa guarda os seus filhotes, isto é o coração.

(* pode ser também traduzido como pensamentos ou ainda emoções)

3 comentários:

  1. Amei a postagem e concordo em numero,genero e grau viu... amo tu e sei que tu vai ser muito amado quando a mulher com visão te encontrar.

    ResponderExcluir
  2. Antes eu pensava que era bobagem isso de guardar o coração, que a melhor maneira de aprender era embarcar em quantas "oportunidades" fossem possíveis e ver qual era, infleizmente essas aventuras machucam, e isso também uma forma de aprender, mas temos um limite e não é bom ultrapassá-los, nós devemos nos superar, tentar coisa snovas, viver... com certeza, mas não nos ferir, nem nos duminuir nem ir além de nossos principios e limites, isso faz toda diferença agora pra mim. Viver é ir além, mas de um modo que se cresça como ser humano e não que se perca no meio do caminho.

    Beijo jorginho, ótimo texto.

    =)

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastaaante. Quando a Palavra é falada o Espírito testifica no coração que aquilo é verdade, somente para confirmar que aquilo que já estava gritando dentro de você era verdade e não as coisas que ao seu redor falam insistentemente tentando te tirar do caminho. Muy Bueno. :D Pazz

    ResponderExcluir

Participe, envie sua opinião!